quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sistemas do corpo humano

Objetivo Verificar se os alunos reconhecem que os sistemas (respiratório, cardiovascular e muscular-esquelético) funcionam de forma integrada.

Conteúdo
- Sistemas cardiovascular, muscular-esquelético e respiratório.
- Características do corpo em repouso e em atividade física.


Material necessário Relógio ou cronometro, papel e lápis.

Desenvolvimento
1ª etapa Explique para os alunos que essa atividade não é uma avaliação. Divida a turma em grupos de três componentes. Um aluno será responsável pela anotação dos dados e medição do tempo, outro pelas medições no colega e o terceiro fornecerá as medidas (esse deve estar disposto a realizar uma atividade física).

2ª etapa Oriente o responsável pela coleta de dados a medir a pulsação e o número de inspirações e expirações do colega em situação de repouso. Eles devem fazer essas medidas por 15 segundos e, depois, multiplicar por 4 para obter os dados por minuto. Depois, peça que o aluno corra por 30 segundos e volte a medir o número de pulsações e de inspirações e expirações e anotar o resultado.

Eles podem construir uma tabela para anotar os dados:
PulsaçãoExpiração-inspiração
(Frequência respiratória)
15 segundosPor minuto
(x 4)
15 segundosPor minuto
(x 4)
Repouso
Atividade
3ª etapa Solicite que comparem os dois resultados, número de batimentos cardíacos em repouso e após exercício físico, e expliquem os resultados.

Avaliação
Para as turmas com crianças mais novas, peça que comparem os resultados para refletir sobre qual é o maior e o que entendem como a razão disso. Questione se perceberam que conforme aumenta a respiração, aumentam os batimentos cardíacos e convide o aluno que correu a explicar o que sentiu em seu corpo. Com os mais velhos, aprofunde na questão das relações entre os sistemas, solicitando mais detalhes sobre a integração entre respiração, atividade física e aumento de pulsação (batimentos cardíacos). Peça que os alunos construam um esquema que represente a integração entre os sistemas, assim poderá verificar se eles são capazes de relacionar o funcionamento dos três.

Faça um registro próprio sobre a forma com a qual cada um da turma questiona, debate e argumenta. A análise deve ser adequada à etapa da escolaridade e serve como um orientador para as próximas atividades. A seguir, você encontra uma sugestão de atitudes científicas que podem ser verificadas. Cheque se o aluno:

- Apresenta de forma consistente os conhecimentos científicos.
- Relaciona os conceitos de forma adequada e coerente, com termos relevantes ao tema de estudo.
- Apresenta registros bem organizados.
- Realiza sistematicamente o registro das observações.
- Consegue trabalhar em grupo, respeitando as divisões de tarefas.
- Faz perguntas e procura encontrar as possíveis respostas antes de fazer outras questões.

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